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Consultoria

Metrologia
Diagnóstico Metrológico
Aplicar metodologia exclusiva de gestão em metrologia para diagnosticar a situação em que se encontra a metrologia na empresa.

Apresentar resultados do diagnóstico em formato de Relatório Técnico de Avaliação com análise individual para cada uma das 4 fases e 22 etapas do modelo de gestão em metrologia baseado no ciclo PDCA e Tabela de Panorama Geral estabelecendo pontuação de 0 a 100% para as questões pontuadas.

Identificar pontos fortes, propor ações de melhoria e acompanhar implantação e resultados.

A Metodologia de Gestão em Metrologia é composta das seguintes fases e etapas:

Fase 1 (Planejamento): Inventário/Codificação, Cadastramento, Criticidade, Especificações Produto e Processo, Planos e Periodicidade Inicial e Estratégias.
Fase 2 (Execução): Calibração e/ou Verificação, Validação, Status do Sistema de Medição, Rastreabilidade, Preservação da Integridade e Vida Útil do Sistema de Medição, Normalização e Documentos/Registros.
Fase 3 (Avaliação): Eficácia de Fornecedores, Auditorias de Sistemas de Gestão, Tendência de Sistema de Medição, Cultura Metrológica (Educação e Treinamento) e Custos.
Fase 4 (Atuação): Ocorrência de Anomalias, Manutenção e Assistência Técnica, Investimentos e Novos Sistema de Medição.

PRINCIPAIS RESULTADOS:

  • Estruturar Planejamento Estratégico da Metrologia;
  • Identificar pontos fortes do modelo de gestão em metrologia para alavancar resultados e/ou replicar boas práticas;
  • Identificar oportunidades de melhoria minimizando riscos de não conformidades em auditorias;
  • Gerenciar custos com a gestão das calibrações e verificaes;
  • Implantar práticas de gestão em metrologia que possibilitem aumento da confiabilidade metrológica.

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Qualidade
Implantação do Programa 8S
Aplicar metodologia dos 8S‘s (sensos) através de treinamentos e dinâmicas para promover a mudança de atitude e hábitos de todos os colaboradores da empresa em todos os níveis hierárquicos.

Estabelecer Cronograma de Trabalho para passagem de cada senso, com as seguintes fases: treinamento, implantação, auditoria externa (obrigatória) e divulgação de resultados. Se necessário, aplicar reciclagem e reavaliação.

Elaborar Relatórios de Visitas para acompanhar a implantação, com apresentação de fotos do antes e depois, vídeos, identificação de pontos fortes e ações de melhoria e acompanhar resultados.

Todos os resultados das auditorias externas para passagem de cada senso e relatório de pontos fortes e oportunidades de melhorias são disponibilizados para os gestores via internet através da ferramenta 8S.WEB, que um sistema desenvolvido pela equipe da MetroQuali para acompanhar a implantação do Programa 8S de forma interativa e eficaz.

O Programa 8S é composto dos seguintes sensos:
  • Senso 1 — Determinação e União
  • Senso 2 — Treinamento (Educação Geral)
  • Senso 3 — Utilização
  • Senso 4 — Ordenação
  • Senso 5 — Limpeza
  • Senso 6 — Bem Estar
  • Senso 7 — Auto-Disciplina
  • Senso 8 — Economia e Combate ao Desperdício

PRINCIPAIS RESULTADOS:

- Resultados Imediatos:
  • Esprito de equipe e elevao da moral dos colaboradores;
  • Menor desperdcio de materiais, energia, mao de obra, reduo de custos;
  • Ganhos de imagem da empresa, internamente e junto aos clientes;
  • Melhor aproveitamento dos espaos fsicos da empresa;
  • Melhoria da qualidade de servios e produtos.

- Melhoria do Ambiente de Trabalho:
  • Mais qualidade de vida para todos;
  • Reduo do risco de acidentes;
  • Motivao dos colaboradores;
  • Atmosfera de motivao, participao, responsabilidade e criatividade;
  • Combate às formas de poluio.

- Base para outras melhorias e programas:
  • Fornece a base cultural para novas melhorias;
  • Desperta o sentido de aperfeioamento;
  • Aprimora a relao empresa/trabalhador;
  • Acelera a modernizao da empresa;
  • Viabiliza a implantao de outros programas.

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Implantação da Gestão da Qualidade conforme Norma NBR ISO 9001:2008
Aplicar Metodologia de Implantação da Gestão da Qualidade segundo a Norma NBR ISO 9001:2008 para fins de Certificação ou Melhoria dos Processos Internos.

Estabelecer Modelo de Gestão da Qualidade segundo Norma NBR ISO 9001:2008.

Definir Agenda de Auditorias de Primeira, Segunda e Terceira Partes.

A Metodologia de Implantação da Gestão da Qualidade segundo a Norma NBR ISO 9001:2008 considera:

- Diagnóstico Organizacional da cultura e boas práticas existentes em comparação aos Requisitos da Norma de referência NBR ISO 9001:2008;
- Alinhamento Estratégico do Negócio às Políticas e Objetivos da Qualidade;
- Definição das Responsabilidades e Recursos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade;
- Definição das Equipes de Trabalho Multidisciplinares;
- Uniformização Conceitual nos Níveis Estratégico, Tático e Operacional;
- Entendimento e Descrição dos Processos do Negócio;
- Elaboração e Implantação do Manual de Gestão da Qualidade;
- Elaboração e Implantação dos Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Realização dos Ciclos de Auditorias Internas e Ações de Alinhamento em relação aos objetivos;
- Seleção e Decisão do Organismo Certificador (se aplicável);
- Realização da Auditoria de Certificação pelo Organismo de Certificação;
- Avaliação da Eficácia do Projeto e Próximos Passos.

Todos os passos a Metodologia de Implantação são acompanhados através de Relatórios de Vistas e Planos de Ação.

PRINCIPAIS RESULTADOS:

  • Certificação na Norma NBR ISO 9001:2008 (se aplicável);
  • Sistema de Gestão da Qualidade aplicado à Cultura da Empresa;
  • Procedimentos que permitam medir, analisar e melhorar continuamente produtos/serviços e processos para atender a crescente competitividade do mercado de atuação;
  • Desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

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